Tempo de renovar

Quando observamos, atentamente, a natureza, conseguimos entender que as mudanças que nela ocorrem se dão em processos; por exemplo, quando uma lagarta vai se transformando em borboleta ou o verão se transformando em inverno, há um processo de mudança, que presume tempo e esforço. Assim como na natureza, ocorre em nossas vidas mesmo que, muitas vezes, esqueçamos que a mudança não acontece instantaneamente, do nada. E uma forma interessante de entendermos melhor o processo de mudança é dividi-lo em três estados: o Atual, o de Transição e o Futuro.

O Estado Atual é como as coisas são feitas hoje. São comportamentos, habilidades, atitudes e condições que nos constituem hoje e que nos definem, no hoje. É um lugar conhecido, seguro e até confortável, pois já sabemos o que esperar mesmo que não esteja funcionando muito bem, em alguns momentos, ou que nos incomode e nos peça mudar. E quando nos impele a mudar, entramos no Estado de Transição que é desconhecido, imprevisível, confuso e desorganizado e, por isso, costuma ser emocionalmente recheado de sentimentos como o medo (de não conseguir mudar), a raiva (por precisar mudar) e o alívio (por ter conseguido mudar).

Mudar exige que aceitemos novas perspectivas e aprendamos novas maneiras de nos comportar e isso é desafiador, pois as nossas tarefas e obrigações diárias não param e esperam por nossa mudança, não, elas continuam nos chamando ao dia-a-dia enquanto nós buscamos o ir além de nós e de nossos estados diários, para mudar e chegar ao Estado Futuro, onde estamos tentando chegar, onde estão os nossos desafios, é desconhecido, onde há uma chance de não sermos bem-sucedidos (e talvez, por isso, nos paralise).

Estamos vivendo a Páscoa, a ressurreição de Cristo, e vale a pena refletirmos sobre o simbolismo e significado psicológico deste evento tão fundamental para nossa vida cristã, pois, todas as vezes que um antigo Eu dá espaço para um novo Eu, nós renascemos, nós mudamos de ciclos, de fases, de estado de vida. Onde e como você está hoje? O que você quer deixar para trás? O que você quer mudar, renovar? Lembre-se, mudar é um processo. Não se dorme de um jeito e acorda mudado… Não se muda somente querendo mudar… Mudar é decisão, é escolha, é esforço, é renúncia… é doloroso mas é, verdadeiramente, libertador! Fiquem bem!

Leia nossos Colunistas