Tolerância, precisamos

Em tempos de hiper convivência e de vulnerabilidade emocional, cada vez mais necessitamos desenvolver, fortalecer e fomentar a habilidade da Tolerância, como imprescindível para a saúde emocional e mental, para a paz interior e, ainda, para desenvolvimento e a manutenção de relações saudáveis. Tolerância, do latim tolerare, significa “suportar” ou “aceitar”; aceitação perante algo que não se quer ou que não se pode impedir, sendo fundamental para quem vive em sociedade e que, quando desconsiderada, leva ao crescimento de inimizades e revanchismos. Tolerância tem a ver com respeitar as diferenças, sejam elas físicas, comportamentais, ideológicas ou de qualquer outra natureza.

Alguns filósofos afirmam que a tolerância é um exercício necessário para conquistar a sabedoria e, de fato, uma pessoa tolerante  é sábia ao ouvir e aceitar ideias, opiniões ou comportamentos diferentes dos seus. Diante da quantidade de pessoas no mundo, podemos entender a quantidade de pontos de vista, crenças, sonhos, necessidades diferentes; imaginemos se cada um de nós insistir que só o seu ponto de vista é válido e não tolerar o dos outros, quantos bilhões de confrontos e conflitos teríamos diariamente.. Sem dúvida, seria insuportável viver nesse mundo. É preciso usar a inteligência para encontrar o caminho da comunicação entre as pessoas. Ser tolerante não tem nada a ver com fraqueza, ao contrário, tem a ver com autoconhecimento, com responsabilidade, com liberdade de sermos nós mesmos, sem que isso suponha uma agressão a quem está à nossa volta.

Podemos escolher ser mais tolerantes, iniciando com nossos pensamentos, emoções e ações. Isso significa começar por não julgar e buscar compreender os outros. Além disso: lidar com a diversidade da melhor forma possível e aceitar as pessoas e as coisas  que não podemos modificar; Saber escutar (você quer ser ouvido e respeitado? Faça o mesmo pelos outros); Exercite a paciência (cuide do tom da voz, da velocidade da fala e de suas expressões); Tente se colocar no lugar do outro: A empatia é a base fundamental da tolerância, sem ela é impossível lidar com a diferença. Colocar-se no lugar do outro, tratar de entender suas razões e posturas, é um exercício que deve ser praticado e otimizado a cada dia.

Leia nossos Colunistas