Nesta semana, antes de Pentecostes, a Igreja no hemisfério sul, viveu a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC).

O tema “Unidade dos cristãos” é a tarefa primordial do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristas), organismo existente no Brasil já há vários anos, com regionais – Conic-Região Sul, Conic-Região Nordeste, e assim por diante; no Pará atende como CAIC (Conselho Amazônico das Igrejas Cristãs). O ecumenismo, promoção do diálogo entre as igrejas cristãs, é tratado também em nível mundial, coordenado pelo Conselho Mundial das Igrejas.

Anualmente, a SOUC reflete um tema e neste ano, a frase norteadora é “Permanecei no meu amor e produzireis muitos frutos” (Jo 15, 5-9), tema que continua a reflexão sobre o diálogo como compromisso de amor motivado pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021.

O cartaz para divulgar a SOUC, muito simpático e gracioso, (pena que não posso reproduzi-lo aqui) traz vários elementos da cultura típica da Amazônia e expressa com profundidade a importância do diálogo entre todas as pessoas. A imagem tem uma samaumeira, árvore de grande porte, que cobre as outras árvores e possui uma raiz bem firme. Os dois rostos presentes no cartaz expressam culturas diferentes que, lado a lado, vivem em intercâmbio fraterno. O rio, para muitos a única fonte de subsistência, é também estrada que leva de um ponto ao outro a canoa do ribeirinho ao encontro dos outros. E, símbolo da piedade popular, não poderia faltar, com certeza, a corda do círio.

Em última instância, esta SOUC encontra sua raiz profunda no evangelho de Jesus que, antes de sua paixão, rezou ao Pai: “Que todos sejam um para que o mundo creia”. E na missa própria pela unidade dos cristãos, a oração da coleta reza: “Ó Deus, olhai propício o vosso povo e derramai sobre ele os dons do vosso Espírito, para crescermos sempre no amor da verdade e buscarmos com empenho a perfeita unidade dos cristãos”.

Mesmo se não pudemos participar de nenhum evento ecumênico, se não tivemos oportunidade para tal, individualmente e coletivamente, com outros de nossas comunidades, somos convocados a rezar sempre pela unidade dos cristãos.

A oração oficial para esta SOUC expressa apropriadamente o que precisamos construir em nossas igrejas cristãs: Amado e misericordioso Deus pai e mãe, Tu nos chamas para vivermos a unidade e a reconciliação. Por isso estamos reunidas (os) para celebrar, orar, e Te louvar. Nesta semana de oração, queremos ser tocadas (os) por Teu Amor e, ao permanecer Nele, nos reconciliamos conosco e com nossas irmãs e irmãos.

Em Cristo, Teu Amado Filho, desejamos produzir bons frutos para vivermos em comunhão, restabelecendo relações de amizade, partilha e solidariedade e, assim, nos reconhecermos como irmãs e irmãos neste mundo tão dividido. Assim seja.

Leia nossos Colunistas