Pronunciamento de Dom Alberto Taveira Corrêa, em nome da Arquidiocese de Belém e do Regional Norte 2 da CNBB, sobre a violência na cidade

A Arquidiocese de Belém, expressando também os sentimentos dos Bispos do Regional Norte II, que já se encontram em Aparecida – SP para a quinquagésima sexta Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, em vista dos graves acontecimentos que atentam contra a vida de tantas pessoas, manifesta-se à sociedade e a todas as pessoas de boa vontade:

Causa forte indignação a onda de mortes que se sucedem em nossa região, especialmente aquelas que se tornaram públicas nos últimos dias.

Manifestamos nossa solidariedade a todas as famílias enlutadas de todos os grupos de alguma forma tocados pela violência. Asseguramos nossas orações em sufrágio de todas as pessoas falecidas, sejam quais forem os "lados" das vítimas.

Conclamamos todas as Paróquias e Comunidades Católicas a intensificarem suas orações pela paz social, na certeza de que somos todos irmãos e irmãs, chamados à fraternidade.

Permitimo-nos solicitar às demais Igrejas e Comunidades Eclesiais presentes em nossa região que se unam também na intensa oração pela nossa sociedade, ferida de forma tão cruel com a violência que se espalha.

Apelamos às autoridades constituídas para que todos os crimes cometidos sejam devidamente apurados e seus autores responsabilizados na forma da lei.

Insistimos em nossa convicção, compartilhada por tantas pessoas e expressa em manifestações diversas na sociedade, de que não se combate violência com mais violência.

Fazemos veemente apelo a não violência ativa, convidando ao desarmamento dos corações e que ele se siga à renúncia ao uso das armas e da força, desejando que se implante a paz, fruto do Espírito Santo derramado por Deus em nossos corações. Anima-nos a palavra do Senhor Jesus: "Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração" (Jo 14,27). Desejamos praticar e convidar todos os irmãos e irmãs a praticarem a palavra de Jesus: "Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros" (Jo 15, 12-13.17).

A todos chegue a saudação de paz, na força do Cristo Ressuscitado!

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo de Belém do Pará