Semana Santa na Arquidiocese de Belém

Foto: Rodrigo Silva/ Portal Nazaré

A Semana Santa, momento que antecede a Páscoa e conduz os fiéis a fazer memória dos últimos passos de Jesus antes de voltar para o Pai será celebrada na Arquidiocese de Belém na Catedral Metropolitana e nas diversas paróquias das sete regiões episcopais. Confira os dias e horários:

QUARTA-FEIRA SANTA – DIA 28: Traslado da Imagem do Senhor dos Passos (Jesus carregando a cruz) da Catedral Metropolitana para a Basílica Santuário de Nazaré, após a Missa celebrada pelo Cônego Roberto Cavalli Junior, Cura da Sé, às 18h

QUINTA-FEIRA SANTA – DIA 29: Celebração da Missa do Crisma, na Catedral de Belém, às 8h, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelos Bispos Auxiliares Dom Irineu Roman e Dom Antônio de Assis Ribeiro, bem como demais Clero Arquidiocesano, onde será feita a benção dos Santos Óleos e a Renovação das Promessas Sacerdotais.

A noite será Celebrada a Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do lava pés, na Catedral de Belém, a partir das 18h, presidida pelo Cônego Roberto Cavalli Junior. Dom Irineu Roman celebrará às 19h, na Paróquia Santo Antônio de Pádua e as demais Paróquias contaram com seus Párocos.

SEXTA-FEIRA SANTA – DIA 30: a programação começa às 7h, com saída da procissão com a Imagem do Senhor dos Passos da Basílica Santuário de Nazaré. Já às 8h, sairá a procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja de São João Batista (Cidade Velha), para encontro na Igreja de Senhora das Mercês, onde haverá o encontro das duas imagens, às 10h, seguido do SERMÃO DO ENCONTRO, este ano com Frei Alessandro Moreira Dias, Vigário Episcopal para Vida Religiosa e Pároco da Paróquia de São José de Queluz. Ainda na sexta-feira Santa, às 12h, começa o Sermão das Sete Palavras com Dom Antônio de Assis Ribeiro, na Capela do Colégio Santo Antônio. Em seguida, às 17h, ocorrerá a Ação Litúrgica da Paixão na Catedral Metropolitana presidida por Dom Irineu Roman, ao término terá Sermão do Descendimento da Cruz, proferido pelo Cônego Roberto Cavalli Junior e em seguida a Procissão do Senhor Morto.

SABÁDO SANTO – DIA 31: Ocorrerá a Vigília Pascal, na Catedral de Belém a partir das 21h, com Missa celebrada por Dom Irineu Roman. Já Dom Antônio de Assis Ribeiro celebrará Missa da Vigília de Páscoa na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Vitórias. Os demais padres da Arquidiocese irão celebrar nas respectivas Paróquias com horários próprios.

DOMINGO DE PÁSCOA – 1º de ABRIL: Dom Antônio celebrará, às 7h30, a Santa Missa da Páscoa com a Paróquia São Benedito, localizada na Passagem São Benedito, sem número, com a Passagem Santa Maria, bairro do Barreiro. O bispo também celebra com a Paróquia Jesus Ressuscitado, às 18h, localizada na Travessa Ourém, número 53, Conjunto Médici I, Bairro Marambaia. Por sua vez, Dom Irineu Roman, preside celebração, às 9h, com a Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora, atendida pela Pastoral das Ilhas. Já, às 18h30, celebra na Paróquia São Benedito.