A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente dia 14 de fevereiro, a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). A cerimônia ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF).
O lançamento às 10h foi marcado pela Santa Missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidida por Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, na Capela Nossa Senhora Aparecida. A cerimônia de abertura aconteceu no Auditório Dom Helder Câmara.
A cerimônia contou com a presença de Dom Ricardo, do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, do padre Jean Poul Hansen, que falaram sobre a importante marca dos 60 anos da Campanha em âmbito nacional e também sobre a escolha e importância da temática de 2024. Na oportunidade, também foi apresentado o vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha deste ano.
A abertura foi transmitida, ao vivo, por emissoras de televisão de inspiração católica (Rede Vida, TVs Bom Jesus, Canção Nova Plus, Evangelizar, Imaculada, Pai Eterno, Século 21 e Nazaré) e redes sociais da CNBB (@cnbbnacional).
Em comunhão com a Santa Sé, a Igreja no Brasil recebeu mensagem do Papa Francisco para a Quaresma. Inspirada pela vida de São Francisco de Assis, a Campanha da Fraternidade acontece iluminada pelos tema da Amizade Social.
A Campanha da Fraternidade 2024 busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: primeiro, incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; segundo, impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família e, terceiro, a agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
Na oportunidade do lançamento, a CNBB também apresentou a mensagem do Papa Francisco para a Campanha desse ano, exibida em um vídeo. Na mensagem do Papa Francisco, um alerta sobre “divisão, indiferença, ódio e violência” entre as nações.
“Somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal, que favoreça a nossa vida em sociedade. Por isso, lembro da necessidade de estender o nosso amor a todo o ser vivo, vencendo fronteiras e superando as barreiras da geografia e do espaço”, disse o Pontífice através da mensagem.
Campanhas
Há 60 anos a Campanha da Fraternidade era oficialmente lançada nacionalmente. A ação evangelizadora da Igreja Católica teve início, em 1962, na arquidiocese de Natal (RN) e, logo em seguida, a partir de 1964, foi lançada em todo o Brasil.
Missas
A Missa com imposição das Cinzas destaca o ninício da Quaresma, o ciclo Quaresmal que abre-se na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro e, encerra-se na Missa do Crisma, na manhã de Quinta-feira Santa, dia 28 de março, já na Semana Santa.
Neste período é recomendada a reflexão, conversão, prática de penitência e jejum, em preparação para a Páscoa do Senhor que será no dia 31 de março.
Na Arquidiocese de Belém, ao longo do dia 14, foram celebradas celebradas Missas com o rito de imposição das Cinzas nas 104 paróquias, presididas pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada paróquia.
O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu Missa às 19h, na Catedral Metropolitana, localizada na Cidade Velha.
Os Bispos Auxiliares também presidiram celebrações eucarísticas. Dom Antônio de Assis Ribeiro presidiu a Missa das 19h, na Área Missionária Santo Agostinho, na Sacramenta, e Dom Paulo Andreolli, presidiu a celebração das 8h, na Comunidade São João Evangelista, na Ilha do Maracujá.
Cinzas
O rito da missa de imposição das Cinzas relembra os cristãos sobre a origem e fim da vida humana. Durante a Celebração Eucarística, após a homilia (fala do Bispos/padres), é realizada a imposição das cinzas na fronte, em formato de cruz, com o pronunciamento das palavras bíblicas: “Lembra-te és pó, e ao pó tu voltarás” (cf. Gn 3,19), ou “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc. 1,15). As cinzas usadas são feitas a partir da queima dos ramos, do Domingo de Ramos do ano anterior.
Abertura da campanha
A Arquidiocese de Belém do Pará convida para a abertura da Campanha da Fraternidade.
Neste ano, a abertura arquidiocesana ocorrerá em dois dias – 17 e 18 de de fevereiro – por Regiões Episcopais, sediadas em suas respectivas Paróquias-Santuários. Acesse o facebook da Arquidiocese de Belém para ver toda a programação.
Confissões
Iniciando a Quaresma, tempo de penitência, jejum e oração, a Arquidiocese de Belém também realiza o mutirão de confissões. O Sacramento da Confissão é buscado em todas as paróquias neste período como forma de preparação à Páscoa do Senhor.
Para bem vivenciar a Quaresma, a Igreja recomenda este momento de reconciliação com o Senhor. Confira a programação das regiões episcopais já divulgadas. Nos próximos dias haverá o grande Mutirão da Misericórdia proporcionando para os fiéis a ocasião da confissão.
Fotos: Luiz Estumano