A dimensão socio-pastoral do Ano Jubilar (4)

Por Dom Antônio de Assis Ribeiro

No capítulo 25 do Levítico, o toque da trombeta alertava o país inteiro para o início do ano jubilar que era para todos um compromisso de promoção da justiça, da fraternidade, do bem comum. Era um tempo de partilha, libertação,recuperação das perdas (cf. Lv 25,8-12). Tratava-se da restauração das relações de fraternidade, eliminando da sociedade muitas formas acumuladas de injustiças: em relação aos bens (propriedades), na família, no tratamento dos escravos, estrangeiros e na relação com a natureza.

Essa busca da harmonia integral era por vontade de Deus que, ao criar o mundo, viu que tudo era bom, e assim, a paz voltaria por causa da promoção da justiça (cf. Lv 25,18-19). De fato, o Papa Paulo VI, na encíclica PopulorumProgressionos recordou essa íntima relação entre Justiça e Paz. A Paz no mundo depende da promoção da justiça que, por sua vez, pressupõe a promoção do desenvolvimento integral dos povos; dessa forma, não há Paz onde reinam injustiças (cf.PP, 76-77,83);“o desenvolvimento (integral)é o novo nome da paz” (PP, 87). É por isso que na vivência do ano jubilar, não bastava dimensão econômica, mas a meta era a promoção da justiça fraterna. 

No texto sobre o ano Jubilarno livro do Levítico há a acusação de muitos males que havia naquela sociedade: a perda da terra por causa de dívidas (cf.Lv 25,13), a injustiça nas relações de compra e venda, exploração (cf. Lv 25,14-16). Por isso se recorda profeticamente a sentença divina: “Ninguém de vocês explore o irmão, mas tema o Deus de vocês, porque eu sou Javé, o Deus de vocês” (Lv 25,17). 

A promoção da justiça humana, tem um fundamento divino; isso significa que o homem não basta a si mesmo, não é suficiente a justiça legal (pois ela pode ser moralmente injusta!), não basta a decisão das autoridades civis e a obediência dos cidadãos, é preciso que se respeite a vocação do ser humano, a sua dignidade que ultrapassa as convenções humanas e os parâmetros culturais.

Em relação a essa questão,também a Encíclica PopulorumProgressioafirma: “O homempode organizar a terra sem Deus, mas sem Deus só a pode organizar contra o homem.Humanismo exclusivo é humanismo desumano.Não há, portanto, verdadeiro humanismo,senão o aberto ao Absoluto, reconhecendo uma vocação que exprime a ideia exata do que é avida humana. O homem, longe de ser a norma última dos valores, só se pode realizar a simesmo, ultrapassando-se” (PP, 42). A promoção da justiça tem um fundamento antropológico e vocacional, ou seja, é uma exigência que brota da natureza humana e é a condição para a felicidade. A alegria de Deus Pai está na prática do amor entre seus filhos (cf. Jo 15,11). Por isso, a vida cristã é compromisso permanente de vivência do ano jubilar:a promoção do Amor a Deus e ao próximo.

As consequências socio-pastorais do ano jubilar comprometem as comunidades e instituições católicas a um relançamento da sua sensibilidade social. E a forma mais concreta de realizar isso é através da restauração da consciência de responsabilidade social daspastorais para que o ano jubilar não se reduza às práticas espirituais e litúrgicas.

Temos muitas realidades dramáticas que são trombetas que soam e devem nos incomodar mais: o aumento dos moradores de rua, as violências, a indiferença, a solidão, o crescimentodas dependências,a cultura da corrupção, a desordem climática, a fragmentação familiar, as relações polarizadas, o enfraquecimento da paixão pelo Bem comum, o envelhecimento das lideranças etc.

Portanto, o Ano Santo é uma maravilhosa oportunidade para a revitalização das pastorais e relançamento da animação missionária de todas as forças vivas da Igreja. Não há autêntico Ano Santo sem dimensão socio-missionária e nem santidade sem a justiça que brota doamor fraterno. O Ano Jubilar reforça o compromisso da conversão pastoral.

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