Calendário de celebrações de Leão XIV de novembro até janeiro de 2026

Papa Leão XIV celebra missa na basílica de São Pedro, no Vaticano. | Daniel Ibáñez/EWTN

 

O Departamento para as Celebrações Litúrgicas da Sé Apostólica anunciou hoje (30) o calendário de celebrações que o papa Leão XIV vai celebrar entre novembro deste ano e janeiro do ano que vem, meses marcados pelo encerramento do Jubileu Ordinário 2025.

Em 1º de novembro, solenidade de Todos os Santos, o papa vai celebrar a missa na praça de São Pedro, no Vaticano, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília). Na liturgia, ele vai proclamar são João Henrique Newman doutor da Igreja, no âmbito do Jubileu do Mundo Educativo.

Dois dias depois, em 3 de novembro, Leão XIV vai celebrar a missa na basílica de São Pedro, no Vaticano, às 11h (7h no horário de Brasília), em memória do papa Francisco e dos cardeais e bispos que morreram no último ano.

Em 9 de novembro, solenidade da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, o papa vai para a catedral em Roma, onde celebrará a missa às 9h30 (5h30 no horário de Brasília).

O calendário do Jubileu atingirá um novo marco em 16 de novembro, quando o papa Leão XIV vai celebrar, às 10h (6h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro, no Vaticano, a missa do 33º Domingo do Tempo Comum, coincidindo com o Jubileu dos Pobres.

Uma semana depois, em 23 de novembro, Solenidade de Cristo Rei do Universo, a liturgia será celebrada na praça de São Pedro, às 10h30 (6h30 no horário de Brasília), por ocasião do Jubileu dos Coros.

No dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Concepção de Nossa Senhora, o papa renovará a tradição de visitar a escadaria da Piazza diSpagna, em Roma, para o ato de veneração a Nossa Senhora.

Em 12 de dezembro, festa de Nossa Senhora de Guadalupe, ele vai celebrar a missa na basílica de São Pedro às 16h (meio-dia no horário de Brasília), e, em 14 de dezembro, terceiro domingo do Advento, Leão XIV vai celebrar a missa do Jubileu dos Reclusos na basílica de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília).

Leão XIV retomará a tradição de celebrar uma missa de Natal

As celebrações de Natal serão abertas com a Missa noturna da Natividade do Senhor, em 24 de dezembro, às 22h (18h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro. O calendário litúrgico do papa Leão XIV para os próximos meses também tem uma novidade de grande significado simbólico: a celebração da Missa do Dia de Natal, no dia 25 de dezembro, às 10h (6h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro.

No dia seguinte, o papa vai celebrar a missa de Natal às 10h (6h no horário de Brasília), e, da varanda central da basílica de São Pedro, dará a bênção Urbi et Orbi às 12h (8h no horário de Brasília).

No dia 31 de dezembro, às 17h (13h no horário de Brasília), na basílica de São Pedro, o papa vai celebrar as primeiras vésperas e o Te Deum em ação de graças pelo ano que passou.

Com a chegada do novo ano, em 1º de janeiro de 2026, Solenidade de Nossa Senhora Mãe de Deus e 59º Dia Mundial da Paz, Leão XIV celebrará a santa missa na Basílica de São Pedro às 10h (6h no horário de Brasília).

Em 6 de janeiro, solenidade da Epifania do Senhor, acontecerá um dos momentos culminantes do Ano Santo: na basílica de São Pedro, às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), o papa fechará a porta santa e vai rezar a missa de encerramento do Jubileu Ordinário 2025.

Por fim, em 11 de janeiro, Festa do Batismo do Senhor, Leão XIV vai rezar a missa e o batismo de várias crianças na Capela Sistina, às 9h30 (5h30 no horário de Brasília), seguindo uma tradição estabelecida pelo papa são João Paulo II.

 

Fonte: ACI Digital / Por Victoria Cardiel

Compartilhe essa Notícia

Leia também