Em CastelGandolfo – nos Castelos Romanos – próximo de Roma, no Centro Mariápolis dos Focolares, na quarta-feira, 1º de outubro, terá início a conferência internacional “Espalhando Esperança pela Justiça Climática”, promovida pelo Movimento Laudato si’ em colaboração com vários parceiros eclesiais e institucionais, por ocasião do décimo aniversário da encíclica sobre o cuidado da criação do Papa Francisco.
O evento, programado até 3 de outubro, reunirá mais de 400 líderes religiosos, especialistas em clima, representantes da sociedade civil e de instituições do mundo inteiro, com o objetivo de traçar os próximos passos na implementação da conversão ecológica à luz do magistério da Igreja.
O Papa Leão XIV, na tarde de quarta-feira, presidirá a “Celebração da Esperança”. A sessão prevê vários testemunhos, como o da Ministra do Meio Ambiente e das Mudanças Climáticas do Brasil, Marina Silva, e do ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, há muito tempo empenhado em iniciativas relacionadas à proteção da criação.
Após o discurso do Pontífice, está previsto um momento simbólico e espiritual de compromisso comum, seguido de um encontro de Leão XIV com um grupo de participantes da conferência. Nos dias seguintes, 2 e 3 de outubro, estão previstas sessões de trabalho, mesas-redondas e momentos espirituais.
Na terça-feira, 30/09, o arcebispo de Porto Alegre, presidente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, participou de uma coletiva de imprensa organizada pela Sala de Imprensa do Vaticano de apresentação da Conferência.
“Vivemos tempos marcados pelo perigo, em perigo de ruptura, de não retorno. No entanto, como ensina a poesia, onde há perigo, nasce o Salvador. Precisamos recuperar a capacidade de venerar e escutar a Terra. A crise ecológica é também, como diz Leão XIV, uma crise de confiança”, ressaltou dom Jaime.
Dom Jaime reforçou ser necessário no contexto da crise climática “alimentar a esperança”. As reivindicações vindas da base nos lembram da primazia da dignidade humana, nos dizem que a ética deve prevalecer sobre os interesses econômicos. Esperemos que na COP30 sejam tomadas decisões de Estado. Mais um pouco e não poderemos mais voltar atrás”, disse o cardeal.
Participação da CNBB
O arcebispo de Porto Alegre, presidente a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Jaime Spengler, e o bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, participam como conferencistas deste encontro.
Fonte: CNBB / Por Willian Bonfim com informações do Vatican News