Homenagens a Nossa Senhora de Lourdes

A Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Nazaré, celebra a festividade de Nossa Senhora de Lourdes, padroeira dos enfermos, juntamente com o centenário da chegada dos Jesuítas ao Estado do Pará e o centenário de instalação da capela, localizada na Avenida Governador José Malcher. Com o tema “A Capela de Nossa Senhora de Lourdes: 100 anos de missão dos Jesuítas no Pará”, as homenagens tiveram início com novenas no período de 2 a 10, às 19h. A festividade segue até o dia 12.

Nesta sexta-feira, 10, ocorre a abertura dos festejos do centenário. Às 17h30, vésperas; às 18h, missa presidida pelo padre jesuíta Anchieta Costa; às 19h, novena coordenada pelo Padre José Carlos Oliveira, e, às 19h30,   abertura do centenário da presença dos Jesuítas no Estado do Pará. Ao longo do ano de 2017 várias programações comemorativas do centenário  envolverão a comunidade inaciana, as instituições parceiras, os Jesuítas, jovens, crianças e adultos, dentre as quais, ciclo de palestras, cine fórum, atividades religiosas, retiros espirituais.

Sábado, 11, dia da solenidade de Nossa Senhora de Lourdes, os padres da Ordem dos Jesuítas completam um século de atuação na capela construida aqui em Belém homenagem a ela . Na ocasião haverá alvorada, às 5h45, às 06h30 Missa presidida pelo Padre Albano Ternus, ás 09h00 Missa solene presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, com unção do enfermo, às 18h, Missa presidida pelo padre Inácio Rohoden e , em seguida, procissão luminosa, que percorrerá as principais vias do bairro. Dia 12, término da festividade, Missas às 7h, às 9h, às 17h30 e  às 19h30.

Em Ananindeua

Já em Ananindeua, a Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, realiza festividade da padroeira de 2 a 12, com o tema “Maria, estrela da nova evangelização: ajuda-nos a cultivar e guardar a criação”, com programação litúrgica e cultural.  A Paróquia está localizada na Rua São Luís, 22, bairro Coqueiro – 40 horas.

À Missa de abertura, presidida pelo pároco, padre Manoel Valadão, OMI, compareceram centenas de fiéis. Ao longo da festividade as missas serão celebradas sempre às 19h.

Em sua mensagem, Padre Manoel Valadão, assim se expressa: “Nesse itinerário Mariano, resta-nos pedir que Maria nos ajude e que nos ensine a cultivar e guardar a criação colaborando com o Criador na restauração de um mundo novo em que a vida seja sempre mais amada, valorizada e defendida desde o princípio até o fim”.

No dia 10, após a Missa das 19h, presidida Padre Francisco Rubeaux, OMI, ocorre a trasladação da imagem de Nossa Senhora de Lourdes,  por algumas ruas do bairro 40 horas, em direção à Comunidade de São Bartolomeu Apóstolo, localizada na Rua Bons Amigos, próximo à rotatória do 40 horas, onde ficará até o dia seguinte, sábado, 11, quando o ocorre o Círio.

Nesse dia será extensa a  programação religiosa. Às 8h,  Missa dos enfermos e idosos, presidida pelo pároco, pe. Manoel Valadão, e, em seguida, café da manhã oferecido à  comunidade; às 12h, Missa presidida pelo Padre Henrique Leconte, OMI; às 18h inicio do Círio luminosa, com saida da comunidade de São Bartolomeu Apóstolo, seguindo por diversas ruas do bairro em direção à Matriz, onde, à chegada, haverá Missa, presidida por Dom Alberto.

No término da festividade dia 12, haverá celebração eucarística, às 19h, presidida pelo Padre Manoel Valadão. Durante todo o período da festividade, sempre, após a missa, deverá acontecer programação cultural, com vendas de comidas típicas e apresentações musicais no salão paroquial construído em três meses para os festejos deste ano.