A Diocese de Marabá, Pará, e a Comissão Episcopal para Juventude, CNBB, está lançando o Concurso para composição da Letra do Hino da Missão Jovem na Amazônia 2024. O concurso teve início em 06 de setembro e termina em 25 de outubro.
A temática proposta é “Jovens Peregrinos da Esperança”, com o lema “Alegres na esperança (Rm 12,12)”.
O concurso estabelece características especificas para a letra do hino, que além de traduzir em linguagem poética os conteúdos do tema, lema e os objetivos, deve também buscar inspiração na Sagrada Escritura e Magistério da Igreja e, ainda apresentar caráter convidativo, quando os fiéis serão convocados para adesão ao que se propõe a Missão Jovem na Amazônia, demonstrando que é Deus quem convoca sua Igreja, seu povo, para este engajamento de fé.
Outra característica que deve ser preservada é o embasamento bíblico, considerando que a referência bíblica é fundamental, pois ela orienta a vida e a história do povo, e confere sólidos fundamentos para o texto poético, conforme define o edital do concurso.
Ainda como característica, deve ser evidenciada a coerência entre fé e vida, contemplando a unidade fundamental entre fé e vida, evitando intimismos ou sentimentalismos exagerados. A força do texto deverá reavivar a esperança, a criatividade, o compromisso cristão. Uma mensagem que ajudará o povo de Deus a pôr-se em marcha.
O edital estabelece também que todas as estrofes tenham o mesmo número de silabas e de acentos, ou seja, uma métrica regular e fluente;tenha alguma forma de rima, embora possam ser usados versos livres. Contudo, a rima, quando bem utilizada, facilita a execução e a memorização do canto.
O edital do concurso considera alguns critérios importantes para a análise de qualidade literária do texto, já que trata-se de forma poética, serão observados, em especial, o emprego da função da linguagem mais adequada ao momento litúrgico, como evocativa, exortativa, invocativa, narrativo-descritiva, experiencial, informativa, entre outras especificidades.
Premiação e prazos
O vencedor ou vencedora será contemplado com um valor em dinheiro R$ 1000,00.
As composições deverão ser enviadas à Comissão Episcopal para Juventude até odia 25 de outubro 2024, Via Sedex, trazendo apenas o pseudônimo (nome fantasia) do autor ou da autora, no remetente. Dentro da correspondência, num envelope fechado, estejam o nome verdadeiro do compositor ou da compositora, junto com o termo de Cessão de Direitos Autorais, preenchido e assinado para o seguinte endereço: Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – Comissão Episcopal para a Juventude – SE/Sul, Q. 801 Conj. “B” – 70200-014 – Brasília – DF
Fonte: Diocese de Marabá / Por Redação Voz de Nazaré