
São José é, na maioria das vezes, representado como um pai amoroso, com o Menino Jesus nos braços, ou como um trabalhador dedicado. No entanto, uma imagem que tem ganhado cada vez mais destaque entre os fiéis é a de São José dormindo.
Mas por que ele é representado assim?
A resposta está na confiança absoluta que José depositava em Deus. Era dormindo que ele recebia as mensagens mais importantes do Pai.

Foi assim que soube que Maria estava grávida por obra do Espírito Santo e que deveria acolhê-la sem medo.
“José, seu noivo, sendo um homem justo, não quis que ela ficasse com o nome manchado e resolveu abandoná-la sem ninguém o saber. Enquanto planejava isso, teve um sonho em que lhe apareceu um anjo do Senhor para dizer-lhe: ‘José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como esposa, porque a criança que ela tem em seu seio vem do Espírito Santo. Ela terá um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados’”.(Mt 1, 18 -21)
Em outro sonho, foi avisado do perigo que Herodes representava para o Menino Jesus e orientado a fugir para o Egito. Mais tarde, Deus também o guiaria de volta a Israel.
“Depois que partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e a mãe dele e foge para o Egito. Fica lá até eu te avisar, porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo”. José levantou-se, tomou de noite o menino e a mãe dele e partiu para o Egito.” (Mt 2,13-14)
A popularidade dessa imagem cresceu especialmente após o Papa Francisco compartilhar sua devoção a São José dormindo.
O Santo Padre, o Papa Francisco mantém em seu quarto uma imagem do santo, sob a qual deposita intenções difíceis, confiando-as à intercessão de São José.
“Amo muito São José, porque é um homem forte e silencioso. Na minha escrivaninha, tenho uma imagem de São José que dorme e, quando tenho um problema, uma dificuldade, escrevo um bilhetinho… debaixo de São José, para que o sonhe. Este gesto significa: reza por este problema!”, disse no Encontro com as famílias em Manila, em 2015.
Essa representação nos ensina que, assim como José, devemos confiar plenamente em Deus. Mesmo diante de incertezas, podemos descansar na certeza de que Ele cuida de nós e nos guia pelo melhor caminho.
Fonte:Portal A12 / Por Letícia Dias / Com oraetarde, vaticannews e comshalom