Setor juventude promove “Sabadou” para vivência da quarentena

Foto: Divulgação.

Ocorreu no último sábado, 16, através das redes sociais, a programação “Sabadou”, realizada pelo Movimento Solidário da Pastoral Juvenil da Arquidiocese de Belém para melhor viver a quarentena. Embalou a noite a apresentação musical do cantor Douglas Bessa, reflexões de Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar, participações de expressões, tudo com condução do padre Daniel Cunha, SDB, que deu um tom especial ao momento e presenteou ao longo do programa com a realidade juvenil de sua expressão.

Objetivo de programações como o “Sabadou”, é o de promover espaços juvenis de encontro durante a quarentena; na live em específico valorizou-se o lúdico, a musicalidade brasileira e a comunhão das mais variadas expressões.

“Ao longo da quarentena, conseguimos chegar a muitas realidades com programações no formato das ‘lives’, algumas dessas ultrapassaram o alcance de 10 mil pessoas; destaca-se na programação “sabadou”, realizada em conjunto com a pastoral juvenil Salesiana, a participação externa de outros estados, quer seja interagindo como telespectador, ou na própria live”, explica Henrique Carrera, do Setor Juventude e da comissão da mobilização juvenil da solidariedade.

Outros destaques da live foram a participação de expressões juvenis de outras regiões do Brasil no quadro “Eu indico”. Nele, participantes indicavam músicas, livros, filmes, séries, filmes ou poemas. Como dito acima, as reflexões da noite ficaram por conta de Dom Antônio de Assis, SDB – Bispo de Belém e referencial para Pastoral Juvenil da CNBB. Já no fim do programa houve a participação da Irmã Valéria Leal, Assessora Nacional da Pastoral Juvenil, que também deixou seu recado.

Henrique avalia todo o processo realizado como louvável, diante do cenário pandêmico: “as avaliações que temos, da parte das lideranças juvenis, do conselho juvenil arquidiocesano, foram muito positivas, dois ou três pontos foram indicados para o ajuste, destaca-se entre as propostas a de se construir um Sabadou Junino.”

OUTROS CONTEÚDOS

O Movimento Solidário da Pastoral Juvenil nãolimitou-se apenas ao “Sabadou”, mas também produziu outros conteúdos para a juventude a fim de motiválos e enriquecê-los com formações. “Foram produzidos três programas de podcasts como o ‘Vida em Abundância’ com um conteúdo bíblico, apresentado pelo jovem André Ribeiro e Dom Antônio, ‘Quartas-feiras de Quarentena’ com conteúdo informacional apresentado por mim e a jornalista Márcia Lima, ‘Diálogo Direto’ com conteúdo formativo apresentado pelo Wellinton Ribeiro e Karina Quadros, teve também as ‘Lives da Juventude’, às sextas-feiras, que envolviam louvor, oração e adoração, assim como as ações solidárias incentivadas aos jovens como o cuidado e atenção aos idosos”, explicou Henrique.