Fumaça preta é o primeiro sinal

Começa o Conclave: Cardeais vão eleger o 267º Papa da Igreja

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

Passava pouco das 16h (hora/Brasília) quando uma fumaça preta foi o primeiro sinal do primeiro dia do Conclave, organizado com apenas uma votação para esta quarta-feira, 7 de maio. A primeira fumaça, resultado desta votação, estava prevista para ser vista pelos fiéis às 14h (horário de Brasília). De acordo com a organização do conclave, caso a eleição não se concretizasse hoje, os cardeais vão retomar a votação nesta quinta-feira, dia 8.

A eleição do novo Papa está sob a movimentação dos 133 cardeais que foram enclausurados na Capela Sistina na Capela Sistina, no Vaticano. Para dar início ao conclave, as portas foram fechadas por volta de 12h40 (horário de Brasília) após o “Extra Omnes” (“Todos fora”, em latim). Trata-se do pedido àqueles que que não têm relação com reunião para que deixassem o local.

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

O novo Papa sucederá o Papa Francisco, falecido há 16 dias. O cardeal Pietro Parolin preside o conclave para o qual os cardeais fizeram juramento de sigilo. Pela organização, poderá haver até quatro votações, diariamente, sendo duas pela manhã e duas pela tarde.

O Conclave foi precedido de oração conduzida pelo presidente Pietro Parolin, seguida da procissão dos 133 cardeais eleitores para a Capela Sistina. A votação começa sob considerações de que o “amor e a paciência” permeiem todo o processo de escolha do novo Sumo Pontífice, frisou o cardeal Parolin durante a oração.

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

Acompanhando a votação

No conclave, a fumaça preta (em latim fumata nera) significa que nenhum papa foi eleito naquela rodada de votação. Ou seja, os cardeais ainda não chegaram a um consenso de dois terços dos votos exigidos para eleger o novo Papa. Essa fumaça preta sai da chaminé da Capela Sistina após a queima das cédulas de votação, misturadas com substâncias químicas que escurecem a fumaça, propositalmente.

Quando um novo papa é finalmente escolhido, a fumaça que sai é branca (fumata bianca), sinalizando ao mundo que “temos Papa” — Habemus Papam.

Compartilhe essa Notícia

Leia também