O sonho de realizar a Caminhada da Juventude começou em 20 de março de 2014, quando o então Pároco, Pe. Carlos Afonso da Silva Lima, reuniu alguns leigos para apresentar a ideia de um evento de evangelização.
Uma das situações que mais motivava Pe. Afonso a criar a Caminhada era o fato de ser o responsável pela Fazenda da Esperança de Bragança-PA e ver o aumento diário do número de jovens usuários de drogas. A Caminhada surgiu, portanto, como uma resposta pastoral concreta para diminuir o uso de drogas entre a juventude, promovendo um encontro com Cristo através da fé. Com grande praticidade, Pe. Afonso organizou rapidamente as equipes de trabalho e definiu os distritos de onde a caminhada sairia.
Os leigos acolheram a ideia com entusiasmo e iniciaram a visita às comunidades para escolher os locais de partida. O projeto saiu do papel não em julho, como inicialmente programado, mas em 17, 18 e 19 de outubro de 2014, quando se realizou a 1ª Caminhada da Juventude, com o Tema: “Jovem buscando a liberdade e construindo um novo sonho!”.
É importante notar que nas duas primeiras edições, Pe. Afonso sempre priorizou a temática das drogas, incluindo uma palestra seguida do emocionante testemunho de um jovem da Fazenda da Esperança. Naquela primeira edição, Pe. Afonso contou com a ajuda do Pe. Valdinei, que celebrou a Eucaristia e atendeu confissões no distrito do Cacoal, enquanto Pe. Afonso se desdobrou entre os distritos da BR e do Montenegro para realizar as Missas e confissões. No encerramento, ao entrarem na área urbana, os grupos foram recebidos pela comunidade nas ruas. Uma multidão de mais de 600 jovens chegou à Igreja Matriz, onde o ponto alto foi um Show do cantor católico Jhony, seguido pela Santa Missa.
Assim, foi instituído este evento paroquial anual, que convida os jovens a se encontrarem, refletirem sobre um tema e caminharem em direção a Jesus. A 2ª Caminhada, realizada em 4, 5 e 6 de dezembro de 2015, refletiu sobre: “Juventude construindo uma nova sociedade”. Apesar das mudanças dos párocos, a Caminhada da Juventude demonstrou sua solidez e a força do serviço dos leigos. Em fevereiro de 2016, ocorreu uma importante transição na paróquia com a saída do Pe. Carlos Afonso, idealizador da Caminhada, e a chegada do Pe. José Calazans Pinheiro Corrêa como novo Pároco. Mesmo com a mudança na liderança pastoral, o espírito de serviço e a incessante busca pela juventude permaneceram firmes no coração dos leigos engajados, garantindo a continuidade do evento. A 3ª Caminhada, em 21, 22 e 23 de outubro de 2016, se debruçou sobre o Tema: “Nossa Família, casa comum, lugar da misericórdia!”.
A 4ª Caminhada, em 27, 28 e 29 de outubro de 2017, estudou o tema: “A alegria de seguir Jesus Cristo: juventude, fé, vocação (cf. Aparecida, n. 29)”. Em 19, 20 e 21 de outubro de 2018, a 5ª Caminhada refletiu sobre o tema: “Juventude leiga construindo uma cultura de paz”. A 6ª Caminhada, realizada em 25, 26 e 27 de outubro de 2019, aprofundou o tema: “Batizados e enviados: Juventude em missão”. Em 9 de novembro de 2021, o Pe. Carlos Afonso fez a sua Páscoa definitiva, partindo para a Casa do Pai. Sua memória se mantém viva no legado deste grande evento que ele sonhou e iniciou, sendo sempre lembrado com gratidão pela Paróquia e pela juventude. A 7ª Caminhada ocorreu em 4, 5 e 6 de novembro de 2022, mergulhando no tema: “E o verbo se fez carne” (Jo 1,14). A 8ª Caminhada, em 27, 28 e 29 de outubro de 2023, se debruçou sobre o Tema: “Jovens, corações ardentes, pés a caminho”.
Dando sequência à missão de evangelização, a Paróquia vivenciou uma nova transição no início de março de 2024. O Pe. José Calazans, que acompanhou a Caminhada por vários anos, assumiu a função de Vigário Paroquial, e o Pe. Manoel Flávio Rodrigues Nascimento foi empossado como o novo Pároco. Essa nova mudança no comando pastoral mais uma vez atesta que o empenho dos leigos na organização da Caminhada da Juventude é uma força contínua, capaz de manter vivo o evento, independentemente de quem esteja à frente da paróquia. A 9ª Caminhada foi realizada em 15, 16 e 17 de novembro de 2024, estudando o tema: “Juventudes na cultura do encontro”. Naquele ano, a juventude também sofreu a perda do Pe. Valdeci Santana, que faleceu em 19 de setembro de 2024.
Pe. Valdeci, a pedido do Pe. Calazans, passou a ser um valioso colaborador nas confissões, demonstrando, assim como Pe. Afonso, seu imenso amor pelos jovens: ambos davam tudo de si no ministério, atendendo os jovens durante a Caminhada, seja nas capelas, seja em pé, caminhando na sombra ou no sol. E a 10ª Caminhada da Juventude está sendo realizada nestes dois dias, 25 e 26 de outubro de 2025, com o tema: “Jovens peregrinos: ‘a Eucaristia é a estrada para o céu!…’ (S. Carlo Acutis)”. O empenho incansável dos leigos e leigas é, sem dúvida, o coração pulsante da Caminhada da Juventude, garantindo que este sonho de evangelização se concretize ano após ano. A realização deste grandioso evento só é possível porque homens e mulheres da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, deixando seus afazeres pessoais, se lançam na missão com um espírito de serviço abnegado. Desde os Coordenadores de Comunidades que articulam a acolhida, até os membros da Pastoral da Juventude e da Equipe de Coordenação e Articulação que planejam a jornada, passando pelo fundamental trabalho das equipes de Cozinha, Infraestrutura, Gincana, Ornamentação, Liturgia, Enfermagem, Pascom, Secretaria Paroquial e todo o Apoio em Geral das Pastorais, Movimentos e Serviços, o esforço coletivo é imensurável.
O planejamento, que começa no papel, ganha vida graças a esses inúmeros colaboradores e à generosidade das Comunidades Sedes que abrem suas portas para acolher os jovens peregrinos. É a Igreja sinodal acontecendo em atos! Este serviço reflete a verdade de que “há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos” (1 Coríntios 12, 4-6), mostrando que na Igreja, a união dos diferentes carismas dos leigos e consagrados é a força que impulsiona a missão.
– 24 de outubro de 2025 –
Fonte: Diocese de Bragança / Texto: Fabrício Barbosa Castro – Historiador e Secretário Paroquial / Fotos: Pascom PSCJ


